logo

Telefone (14) 3202-9656

Ultrassom


Ultrassom

Sob responsabilidade da Dra. Denise P. M. Moretti, o serviço de Ultrassom abdominal constitui em uma ferramenta auxiliar no diagnóstico de diversas enfermidades. Visa a análise dos órgãos abdominais em suas dimensões, arquitetura, textura e topografia pois menciona e evidencia possíveis anormalidade ou alterações. Permite, além de diagnostico, conduzir um tratamento e prognóstico muito mais eficaz e profissional.

Para a realização de exames desta natureza, é solicitado agendamento prévio e preparo do animal, como o jejum para a obtenção de visualização da maioria dos órgãos a serem examinados, o qual resulta num diagnóstico com mais precisão.

Este exame permite desde um diagnóstico gestacional até a detecção de neoplasias abdominais.

A exemplo da evolução da medicina humana, contamos com modernos equipamentos que nos proporciona diagnósticos mais precisos evitando intervenções desnecessárias ao bicho de estimação.

Perguntas Frequentes


  • Como devo proceder com um animal que necessita deste exame?
    • O ideal é que o exame seja realizado em hora agendada, para que seja feito um preparo adequado (jejum alimentar de no mínimo 8 horas e administração de medicamento para diminuir a quantidade de gases e alimentos em alças intestinais) com a finalidade de visualizar os órgãos e suas alterações com maior precisão. Entretanto, há alguns casos nos quais o exame é feito em caráter de urgência.

  • Qual medicamento, dose e horários que devo administrar?
    • O animal deverá receber Simeticona na dose de 1-2 gotas por kg de peso (Exemplo: animal de 10 kg deverá receber de 10 a 20 gotas). Favor iniciar a administração com antecedência de duas horas. Repetir após meia hora e nova dose uma hora após dose inicial. Exemplo: se o horário agendado para o exame for as 14 horas, comece administrar as gotas ao paciente as 12:30 , 13:00 e 13:30. Fêmeas gestantes não deverão receber o medicamento.

  • Preciso sedar meu animal para fazer o exame?
    • Sempre tentamos fazer o exame sem sedação ou anestesia geral. O animal deve ser posicionado de barriga para cima, sempre junto com seus proprietários. Animais agressivos ou com muita dor são exemplos nos quais a sedação torna-se necessária.