logo

Telefone (14) 3202-9656

Cardiologia/ Eletrocardiograma


Cardiologia/ Eletrocardiograma

Médica veterinária responsável: Dra. Karina Aparecida Serafim

As enfermidades cardiovasculares em cães e gatos representam uma porcentagem elevada entre as doenças observadas na rotina da clínica veterinária. Portanto, a detecção precoce das cardiopatias é importante para garantir a qualidade de vida dos animais afetados. Os exames complementares auxiliam no diagnóstico e tratamento das cardiopatias. Dentre eles, destaca-se o eletrocardiograma que é um exame indicado para os animais cardiopatas em geral, para detectar arritmias ou ainda utilizado como exame pré-anestésico para garantir a segurança dos pets durante um procedimento cirúrgico ou que requeira sedação ou anestesia geral do paciente.

Perguntas Frequentes


  • Como saber se o meu cão é cardiopata?
    • Cansaço fácil, desmaios, tosse e inchaço abdominal podem indicar sinais de cardiopatia. O ideal é que o paciente seja avaliado por um profissional especializado para detectar a doença e estabelecer um tratamento adequado.

  • Qual é a importância do exame de eletrocardiograma antes de uma cirurgia?
    • O eletrocardiograma é um exame que torna a anestesia mais segura, já que ele detecta anormalidades no ritmo cardíaco do paciente, permitindo assim, o estabelecimento de um protocolo anestésico mais apropriado para cada caso.