logo

Telefone (14) 3202-9656

Acupuntura


Acupuntura

A  Acupuntura Veterinária tem uma história longa, - há evidências que médicos veterinários praticavam acupuntura durante as Dinastias Zang e Chow, ao redor de 2.000 – 3.000 AC, estando intimamente relacionada com a Acupuntura Humana.

Apesar dos chineses serem conhecidos como os responsáveis pela gênese da Acupuntura, a sua origem é controversa, há algumas evidências que a prática elementar se iniciou no norte da Índia ou Tibete, disseminando para a China, e consequentemente para todo oriente.

A partir de séculos de observações meticulosas, criaram de uma Filosofia, denominada Taoísmo, que  correlaciona seres vivos (corpo físico, mental, espiritual, emocional, etc) com o meio ambiente, surgindo a relação Yin Yang, o qual foi alicerce para a criação  de outras terapias integrativas da MTC (Medicina Tradicional Chinesa).

O termo Acupuntura vem da união das palavras do latim acus (agulha) e puncture (puncionar), portanto é uma técnica terapêutica de pontuar agulhas em regiões que oferecem menor resistência elétrica (ALTMANN, 1992), chamados de acupontos.

Sabe-se que a acupuntura leva a produção e liberação de endorfinas, causando, por exemplo, o alívio ou perda da dor, também pode reduzir a produção de suco gástrico, diminuindo a irritação gástrica, sendo ótima para o estresse.

Principais indicações usuais:

1) Dores agudas;
2) Dores crônicas;
3) Problemas ou Doenças Articulares;
4) Problemas ou Doenças cartilaginosos;
5) Problemas ou Doenças ósseos;
4) Quadros neurológicos;

Outras indicações:

1) AVE (acidentes vascular encefálico);
2) Insônia;
3) Hipertensão arterial;
4) Epilepsias;
5) Quadros comportamentais e mentais;
6) Doenças imunológicas;
7) Doenças ou problemas digestórios;
8) Doenças ou problemas endócrinos;
9) Doenças renais;
10) Doenças dermatológicas;
11) Doenças Alérgicas; entre outras doenças ou sintomas adquiridos.

Tem Pouca Atuação:
Sendo pouco responsivo à:

1) Doenças oncológicas;
2) Doenças congênitas de caracteres hereditárias ou genéticos.
Tendo nestes casos, somente o intuito de propiciar o bem-estar em geral ou até ser coadjuvante, minimizando os efeitos colaterais ou sintomas pertinentes a doença.

Perguntas Frequentes


  • Quais são as terapias que integram a mtc?
    • 1) Dietoterapia;
      2) Fitoterapia;
      3) Massagem: Tui-na (chinesa), Do-in e Shiatsu (japonesas);
      4) Artes Marciais: Kung Fu, Tai Chi Chuan, Lian Gong;
      5) Pseudociência: Reiki (japonesa), Chi Kung (chinesa).
      6) Acupuntura Chinesa, Coreana, Japonesa, Indiana, etc.

  • Como ser aplicada a acupuntura?
    • Pode ser aplicado de forma direta, indireta ou em conjunto, agulhas, moxabustão (aplicação de carvão através da queima de ervas de Artemísia sp), eletrodos (eletro acupuntura), Imãs (magnetoterapia), raio laser (laserterapia), luzes coloridas (cromoterapia), música ou sons (música terapia), etc.

  • Como o Dr. Hélio trabalha?
    • Atualmente alia nas suas terapias outras Técnicas ou vertentes como Técnica Nagano (Acupuntura Japonesa), Constitucional Coreana.

  • O que é técnica nagano?
    • Está técnica de acupuntura é utilizada em humanos, e visa primordialmente causar a homeostase (manutenção do equilíbrio do organismo em suas funções vitais).

  • De que forma?
    • Equilibrando o sistema nervoso autônomo, imunológico, endócrino, digestório e hepático.

  • O que é constitucional corenana?
    • É uma forma de abordagem terapêutica baseada nos elementos da Natureza, já observada e relatada outrora por Aristóteles (pai da Medicina Ocidental).

  • Quais são estes elementos da natureza?
    • São Metal, Fogo, Madeira e Àgua (Ar para Aristóteles).

  • E como se relaciona os elementos da natureza com os seres vivos?
    • Está metodologia correlaciona o biótipo com os elementos da natureza, tipificando suas características de personalidades, gostos, alimentos favoráveis e desfavoráveis, suas tendências a desenvolver ou não determinados sintomas, sinais clínicos e até futuras doenças conforme o grupo (elemento da natureza) ao qual o indivíduo pertença.

  • Quais são os elementos e suas características:
    • 1) METAL: são extremamente inteligentes, criativos, lideres natos, auto-confiante, orgulhosos, desafiadores, mas em alguns momentos ficam furiosos, nervosos com as pessoas e ou consigo mesmo.

      2) FOGO: são indivíduos espontâneos, descontraídos, extrovertidos e sociais. Embora sejam alegres, facilmente se deprimem pelo fato de serem emotivas e sentimentais.

      3) MADEIRA: têm características de persistência e teimosia, raramente mudam de opinião ou de atitude, mesmo quando estão erradas. Com muita paciência e tática, planejam muito antes de tomar qualquer decisão.

      4) ÁGUA: quando se trata de pessoas são introvertidas, calmas, quietas, tímidas, sensíveis e responsáveis, muito inteligentes, racionais, lógicas, pensativas, organizadas, aplicadas e costumam se apegar aos pormenores.