ESPECIALIDADES

Banco de Sangue

Veterinarios responsáveis: Dra. Thais Gentini, Dr. Gabriel Guerche e dra. Isabela Marin 

A transfusão de sangue ganhou notoriedade nos últimos tempos como medida emergencial na clínica de pequenos animais.

Definida como uma terapia intravenosa com sangue total ou seus hemocomponentes, a transfusão sanguínea é considerada um procedimento de urgência ou emergência, devendo sempre ser requerida por um médico veterinário.

O procedimento é indicado para correção ou auxílio em graves anemias causadas por hemorragias, hemólise, eritropoiese ineficaz, anemia hemolítica e neoplasias.

Sangue total fresco

Neste tipo de transfusão, se promove a expansão do volume sanguíneo aumentando a capacidade de transporte de oxigênio do receptor. É responsável também por fornecer fatores de coagulação, assim como, plaquetas e proteínas plasmáticas. “Este tipo de procedimento é realizado sempre sobre prévio agendamento, já que faz necessário a transfusão imediata após coleta para que todos os componentes sanguíneos sejam devidamente aproveitados pelo paciente.”

Sangue total resfriado

O sangue em sua totalidade, como dito, é responsável por promover a expansão do volume sanguíneo aumentando a capacidade de transporte de oxigênio, fornecendo uma fonte de proteína e fatores estáveis de coagulação.

Neste tipo de transfusão o que se visa é suprir a carência de hemácias e proteínas plasmáticas, já que as plaquetas e fatores de coagulação encontram-se diminuídas mantendo preservadas apenas os fatores estáveis de coagulação. Desta forma, o sangue poderá ser utilizado até 35 dias após sua coleta.

Vale lembrar que o médico veterinário é o responsável por indicar qual deficiência a ser suprida e desta forma, determinar a escolha da melhor bolsa sanguínea. 
O Centro Veterinário de Bauru conta com equipamento de armazenamento com sensor de alerta de temperatura para garantir a viabilidade da bolsa de sangue.

Nossos doadores

A clínica possui em média quarenta cães cadastrados, todos preenchendo corretamente os pré-requisitos. A doação ocorre a cada 2 meses aproximadamente.

Vacinas obrigatórias (V10 e anti-rábica) são oferecidas de forma gratuita ao cão doador devido sua excelente boa ação assim como de seu proprietário. Estes cães ainda contam com descontos especiais em todo e qualquer procedimento que vir ser necessário durante o período que se mantem doador.

“A doação de sangue não prejudica o doador”.

Como se tornar um doador

Para que cães e gatos possam entrar em nossa lista como pets solidários, é necessário que se preencha os seguintes pré-requisitos:

Cães

• Peso mínimo de 25 quilos
• Idade entre 1 e 8 anos
• Estar em dia com as vacinas
• Não apresentar nenhuma doença pré-existente
• Temperamento dócil
• Não estar gestante
• Disponibilidade do proprietário para quando necessário realizar a coleta da bolsa de sangue

Gatos

• Temperamento dócil
• Idade entre 1 e 7 anos
• Peso mínimo de 4 quilos
• Estar em dia com as vacinas
• Não apresentar nenhuma doença pré-existente
• Não estar gestante

O Centro Veterinário não possui banco de sangue de felinos devido sua baixa procura, mas oferece o serviço quando necessário, sendo o proprietário dono do animal receptor responsável por trazer o doador.

Quer que seu animal seja um doador?

Entre em contato conosco através pelos telefones indicados no site.

 

Especialidades

Nossos Tratamentos

Realizamos cirurgias de pequena e grande complexidade, num centro cirúrgico bem equipado e aparelhado.